Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Casa

Sua casa fica onde?

Fora de você?

Dentro?

Ela está numa rua? Num bairro? Numa cidade?

No seu interior?

Antes de tudo vale perguntar: o que é uma casa…?

Casa é abrigo. É nela que nos sentimos seguros e identificados. Qualquer lugar pode ser a sua casa com tanto que esse lugar te abrigue. Onde você mora pode não ser sua casa. Debaixo de uma árvore pode ser a sua casa.

Abrigo é segurança. Como você se sente seguro?O que sua casa precisa ter para ser sua casa?

Já faz alguns anos que minha vida é um contínuo deslocamento. Vivo de malas prontas e morando em hotéis, em apartamentos, em ocas, em flats, kit-nets, compartimentos com telhados, quintais, jardins, portões, muros e varandas. Mas sempre me perguntei se eu estava em casa.

Sempre me perguntam onde é minha casa. Para facilitar falo onde moro. Falo a cidade e as pessoas perguntam em que parte da cidade. Todos pedem referencia de uma coisa que não sei se tenho para dá-los.

Poucos dias atrás descobri que tenho casa sim. Entendi sobre abrigo para entender sobre casa. Para cada pessoa o significado de abrigo é singular, talvez, mas uma coisa imagino que seja singular para todos nós, abrigo significa estar onde nos sentimos em paz. Reconheci minha casa interior e minha casa exterior. Ambas são a mesma. Precisei meditar muito, conflitar muito, questionar muito, criar expectativas, desiludir-me, chorar em busca dela, acreditar que estava nela e nada passar de castelo de areia, enfim, silenciei e encontrei.

Eu morava em Natal, trabalhava em Rondônia, estudava em Belo Horizonte e passava férias em Fortaleza ao lado dos meus pais. E sempre me perguntavam onde ficava minha casa. Hoje moro no interior do Rondônia, na cidade de Vilhena, trabalho viajando nas cidades deste Estado, continuo estudando em BH e passando férias em Natal e Fortaleza. Minha casa fica onde? Onde estou no momento presente. Minha casa sou eu…

Para mim o abrigo foi revelado dentro de mim. Eu estava sempre buscando segurança em alguém, num lugar, num objetivo a alcançar. Hoje entendo que vou continuar buscando companhias de amor, lugares agradáveis, e realizações de projetos pessoais e profissionais, mas entendi que a minha casa é o meu silêncio que me abriga e coloca pra fora meus medos, minhas carências, angustias e me acolhe em luz, em beleza e na minha boa companhia.

Fora de mim estou sempre procurando luz… Minha casa sempre tem janelas. A beleza de um jardim, de quadros, de uma vista inspiradora está sempre no meu lar e faço questão de cuidar dela, amando cada cantinho, deixando tudo limpo nem sempre organizado, mas respeitando as leis da minha boa convivência. Zeca, meu cachorro está sempre comigo, fotos dos meus amigos e da minha família estão sempre espalhados por toda a casa, uma boa comida na mesa, um bom café pra receber os amigos, taças de vinho para compartilhar com meu homem, um vazo de flores no centro da casa, um tapete confortável p meditar, uma rede na varanda, livros que gosto de ler ao meu alcance, água, luz, e ar por toda a casa, cores alegres nas paredes, e o silêncio dentro e fora me acolhe… Permitindo-me sentir em casa onde quer que eu esteja.

Um abraço cheio de carinho e abrigo,

Flor

Anúncios

1 Comentário»

  Ameeta wrote @

Isso me faz lembrar versos de Geraldo Azevedo…
“Fico pensando que por mais que eu ande, eu não consigo me afastar de mim…”
Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: