Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Coisa Boa

Terapia Holística

Profissionalismo e eficiência na busca pela qualidade de vida

 

Alternativa?! Nada disso. A Terapia Holística não pode mais ser encarada como uma atividade paralela ou alternativa. Os terapeutas holísticos saíram definitivamente das margens da psicologia convencional. Agora eles são profissionais reconhecidos e organizados… E movimentam por ano cerca de R$ 6,3 bilhões no Brasil.

Segundo o Sindicato dos Terapeutas (SINTE) existem atualmente 150 mil terapeutas holísticos no país. E o setor cresce cada vez mais. A previsão é de que a cada ano mais 25 mil novos profissionais entrem nesse mercado extremamente amplo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de consultas com terapeutas holísticos é 30% superior ao de consultas com médicos. Isso se justifica porque a busca pela qualidade de vida não depender de fatores como estar ou não doente. A tendência atual é as pessoas buscarem o seu melhoramento individual independente de idade, sexo ou religião. E é nesse contexto que a Terapia Holística se desenvolve. Utilizando-se de técnicas naturais, a terapia proporciona harmonia, autoconhecimento e, principalmente, qualidade de vida. São diversas as técnicas usadas nas terapias, desde Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Floral, Terapia Corporal , Acupuntura, Fitoterapia, Reiki, etc.

Embora seja possível identificar que o perfil dos pacientes que mais procuram esse tipo de terapia seja de mulheres acima dos 36 anos e com grau de instrução entre nível médio ou superior, nos consultórios, cada paciente é tratado de maneira individual, independente de se enquadrarem em determinados perfis, pois a Terapia Holística não trabalha com modelos pré-estabelecidos. Através de um diagnóstico inicial é estabelecido entre o terapeuta e o paciente um processo de interação que possibilita identificar os problemas a serem tratados e a melhor técnica para isso. Os bons resultados não são de responsabilidade exclusiva do profissional, eles são uma construção dinâmica e harmoniosa entre terapeuta e paciente; e cada caso é tratado de forma exclusiva. Não há como aplicar a mesma fórmula para situações diferentes.

Por utilizar métodos nenhum pouco ortodoxos, a Terapia Holística, por muito tempo, foi vista com certo preconceito. O fato de não existir um curso reconhecido pelo Ministério da Educação específico para formação desses profissionais e de não existir regulamentação para a profissão, por muitas vezes ficaram brechas para o descrédito. No entanto, os resultados obtidos por milhões de pacientes a cada ano ratificaram a eficácia e a qualidade dessa atividade.

Além disso, entre as 36 mil profissões registradas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) apenas 25 possuem Lei que as regulamenta ou um órgão fiscalizador próprio; ou seja, a maioria das ocupações no Brasil não está sujeita a nenhum tipo de regramento que certifique a qualidade de seus profissionais. No entanto, no caso dos terapeutas holísticos, a auto-regulamentação possibilitou que eles se organizassem e oferecessem ao público um referencial de qualidade dos serviços. Com a criação do Sindicato dos Terapeutas (SINTE) foi possível estabelecer Normas Técnicas Voluntárias, Certificados de Conformidade e implantar a Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado (CRT). Como a atividade é livre, não há obrigatoriedade de adesão por parte dos profissionais, mas aqueles que o fazem estão oferecendo a seus pacientes um certificado de qualidade, uma vez que o SINTE mantém um constante monitoramento da atividade.

Hoje existem cerca de 12 mil terapeutas holísticos credenciados pelo SINTE. E toda essa organização faz com que aqueles profissionais auto-didatas, que atuavam por “hobby” ou sem grandes pretensões, deixem a atividade, abrindo espaço para aqueles que estudaram em cursos livres de Terapia Holística e que atuam com responsabilidade e competência.

Dicas:

O SINTE orienta o público para algumas dicas de como identificar um bom profissional.

1. Veja se o número de CRT do terapeuta está em seus cartões de visita, publicidade e impressos. Pois como não existe lei que obrigue a conquistá-lo, o CRT funciona como um Selo de Qualidade.

2. Os melhores Terapeutas Holísticos possuem Certificado de Conformidade Técnica em Terapia Holística e igualmente para as principais técnicas em que atue, comprovando que está atualizado e espontaneamente compromissado ao cumprimento das Normas Técnicas Setoriais Voluntárias, que primam pela adequação qualitativa do livre exercício da profissão.

3. O Certificado de Residência em Terapia Holística no Serviço Público de Saúde demonstra que o profissional é participante ativo nas causas sociais promovidas por seus órgãos de classe, doando seu tempo e trabalho às comunidades dos municípios conveniados.

4. Observe as roupas, pois o Terapeuta Holístico não é médico, deve se vestir com dignidade, mas sem a roupa branca, que não é tradicional nesta profissão.

5. O profissional não fala de doenças, nem pede exames, pois a avaliação é realizada por outro paradigma: o energético

6. Todos os produtos recomendados por um Terapeuta Holístico são de venda livre, ou seja, não necessitam de receita médica e devem ser somente produtos naturais, sem contra-indicação.

7. Um consultório de Terapia Holística não é loja, sendo muito questionável eticamente o profissional que vender os próprios produtos naturais que recomenda.

Caso ainda persistam dúvidas, o SINTE mantém um serviço de Discagem Direta Gratuita, através do telefone 0800-117810, para tirar dúvidas e indicar profissionais em todo o Brasil.

Saiba mais no: http://www.sinte.com.br

Anúncios

1 Comentário»

  joão wrote @

Tullio, gostei da forma que vc conduziu a matéria. de forma objetiva e orientando tanto os possíveis pacientes qto os terapêutas holísticos. me surpreendeu os números, não sabia q eram tão significativos. parabéns!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: