Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Divã da Flor

Colunista Flor

A viagem do “Eu”

Caminhos na busca da sua verdade


 

O Holístico: Nada está separado.

O holístico vem do grego holos significa todo, inteiro, integral, totalidade. O prefixo holos integra o novo paradigma holístico, representa uma resposta inteligente à crise de fragmentação dos saberes. A terapia Holística vem com a perspectiva de unir transformando e educando o homem a um novo modo de ser, de perceber, de pensar, de sentir e de agir, de perceber totalidade a partir dos seus diversos aspectos.

Aqui no Divã da Flor vivenciaremos essas possibilidades… Venho a cada edição provocar, cuidar, abrir, fechar, circular por esses diversos aspectos do ser. Venha, sente, pergunte, reflita, se permita… Responderei perguntas, organizarei dúvidas, além de sugerir exercícios e reflexões…

Para inicio da nossa conversa escolhi adaptar a terapia da “Viagem do Eu” em que proponho uma caminhada de dez espaços do seu interior essenciais para a formação do seu alto-conhecimento. Será uma série de dez textos, incluindo a interatividade que teremos ao longo das edições.

Acompanhe!!! Participe!!! E conheça-se…

Terapia “Viagem do Eu”

Vale ressaltar a importância de se conhecer. Optar por ter consciência de quem somos é um ato de muito amor, afinal só quer profundidade quem está receptivo para o mergulho, mesmo que se encontrem monstros, mas o encontro fortalece, ensina e nos permite evoluir. Saber quem você é permite administrar suas emoções, fazer escolhas com mais segurança e se perdoar sem tantos ferimentos.

Assim a viagem que proponho irá te levar a sua subjetividade e principalmente a ficar de olhos bem abertos para o seu processo.

1º passo – O Bobo- A confiança.

2º passo – O Mago- A força do querer.

3º passo – A Sacerdotisa- A entrega

4º passo – A Imperatriz- O suavidade

5º passo – O Imperador- A objetividade.

6º passo – O Mestre- A sabedoria interior

7º passo – Os Amantes- O amor

8º passo – A Carruagem- As trasnformaçoes

9º passo – A Justiça- Oequilíbrio e a ética.

10º passo – O Eremita- A luz interior

O Bobo: A confiança.

O Bobo

Momento a momento e a cada passo o “Bobo” vai deixando o passado para trás. Só leva sua pureza, sua inocência e sua confiança. Assim é o caminho do seu “Bobo” interior. Aqui é a hora de resgatar sua criança livre de julgamento, de memórias e principalmente livre para ouvir a voz espontânea do seu coração.

Qual foi a ultima vez que você decidiu ou viveu algo optando pelo que seu coração disse?

O Bobo é o inicio da nossa viajem, ele nos leva a um lugar em que intuição e a inocência são os guias e não o passado, a experiência. Para isso é preciso que você acesse sua sensibilidade, sua confiança no mistério, afinal a voz do coração tem razões que a própria razão desconhece.

É o momento de dá língua para as imposições, brincar com as dificuldades da vida, sonhar e viver seus sonhos sem medo de ser feliz. Acesse sua criança confiante, mesmo que te questione, chupe picolé no meio da tarde. Se cair a chuva? Caia nela. Sorria, sorria livremente. Celebre as cores, os sabores, os amores.

Aqui surgiu um exercício:

Faça algo simples e espontâneo para você hoje, toda semana, todo mês e sinta-se feliz. VOCÊ ESTARÁ NO CAMINHO CERTO.

Nesse primeiro momento tive pacientes que de uma forma ou de outra liberaram sentimentos, falas reprimidas ou mesmo foram ao cinema, dançaram a noite toda, ligaram surpreendentemente para aquele amigo de infância para reviver travessuras e tive até mesmo os que abandonaram empregos que os sufocavam, outros finalizaram seus casamentos falidos, enfim, recomeçaram suas vidas mais humanos, mais justos e sinceros consigo mesmo.

Permita-se não ser perfeito, não agradar a todos – isso é impossível e insistimos nisso – permita-se brincar na vida, isso não é um convite a ser infantil, estou convidando você a ser natural,espontâneo, lúdico.Tire as máscaras! Agora viva essa espontaneidade olhando o que acontece dentro e fora de você.

Aqui fica o trecho reflexivo…Encontre sua verdade na simplicidade, no natural. Pare um pouco e escute o que seu coração diz, exercite-se sempre e deixe que essa voz seja a que você confia. É nela que está toda sua verdade. Com o seu bobo interior viva intensamente Esqueça passado e futuro: seja!

……………………………………………………………………………………………………………………………

Flor Atirupa – Terapeuta holística e Tecnóloga em lazer e qualidade de vida.

Anúncios

1 Comentário»

  Claudia Sarasa wrote @

Gostaria de receber mais informações e artigos como estes. Quem sabe não consigo contribuir mais com todos que convivo diariamente e melhorar as relações humanas, que hoje em dia estão tão desgastadas.

Abraços

Claudia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: