Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Papo Beleza Pura!

Sônia MaiaQualidade de vida é uma tomada de decisão pessoal.

Entrevistando Sônia Maia

Por Gabriela Olivar

 

Sônia Maia, coordenadora do curso federal de Lazer e qualidade de vida, acredita que a qualidade de vida é essencial, mas só é possível quando enxergamos a nós mesmos e ao mundo de outra forma. O que algumas pessoas chamam de “preguiça” e “luxo”, ela intitula de “educação para a vida”.

Graduada em Educação Física pela UFRN, com aperfeiçoamento em Lazer e Recreação; especialista em Educação Física Infantil, também pela UFRN, mestre em Mídia e Conhecimento, pela UFSC, e doutoranda em Educação. Ufa! Sônia Maia tem um currículo de esbanjar conhecimento e competência.

A natalense de 43 anos, professora do CEFET-RN, adora ficar à toa em uma rede, no ócio que ela considera precioso. Quando não está estudando ou nas atividades como coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida, se dedica ao lar, mas também curte, como autêntica nordestina/brasileira que é, um sol de praia. Entre as suas preferências, estão, ainda, o teatro, a dança (que considera uma das maiores manifestações do corpo/alma), leitura e música, de preferência Vanessa da Mata, Chico Buarque e Maria Betânia.

Em um bate-papo com a BELEZA PURA, Sônia fala como seus estudos e vivências convergiram para a concepção de qualidade de vida que ela tem, hoje, seu desafio como coordenadora de um curso novo e a importância do autoconhecimento.

BELEZA PURA: Quando o assunto é qualidade de vida, quais as inter-relações entre suas áreas de formação e atuação e a perspectiva que você acredita?

SÔNIA MAIA: A relação que faço da minha formação com a qualidade de vida vem da compreensão de um corpo que sente, ama e vibra, por meio da sua corporeidade, que aflora nas relações sociais. Aprendi a fazer essa discussão com a Educação Física, o lazer e a recreação, mas essa relação foi complementada com o mestrado, onde estudei ergonomia e qualidade de vida, compreendendo-a enquanto uma tomada de decisão pessoal, e com a formação doutoral, onde estudo a autoformação humana a partir de uma conquista de si e que direciona em relação ao mundo vivido. Como atuação profissional, a qualidade de vida se concretiza com aulas da disciplina “princípios básicos da qualidade de vida” e orientações de monografias. A perspectiva que acredito é compreender a qualidade de vida enquanto uma educação para a vida, em que o ser humano precisa tomar a decisão de ter qualidade de vida na sua vida e, a partir daí, começar a olhar sua própria vida e o mundo de outra forma.

BELEZA PURA: Há alguns meses, você tomou posse do cargo de coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN, uma graduação recente. Quais os principais desafios e metas?

SÔNIA MAIA: Os desafios são de desmistificar essa área do conhecimento para a sociedade e de abrir caminhos entre o mundo do trabalho e os alunos do curso. As metas são de divulgar o curso por meio de encontros e fóruns de discussão, como também formular parcerias com instituições municipais, estaduais e federais.

BELEZA PURA: Estudos e pesquisas apontam a área ligada ao lazer, entretenimento e qualidade de vida como uma das mais promissoras nos próximos anos. Se alguém te perguntar o que é preciso para ser um bom profissional nisso, o que responderá?

SÔNIA MAIA: Uma boa qualificação profissional; compreender o lazer, o entretenimento e a qualidade de vida na própria vida; gostar dessa discussão; vontade de aprender sempre; fazer leituras com bases sociológicas, filosóficas e antropológicas.

BELEZA PURA: Alguns autores que estudam lazer e qualidade de vida afirmam que as horas de trabalho deveriam ser reduzidas, em detrimento de um ócio produtivo. Outros dizem, também, que a qualidade de vida vai além dos convencionais assuntos, geralmente ligados à saúde do corpo. É possível aplicar tais “conhecimentos” na sua vida prática?

SÔNIA MAIA: Sim, porque a qualidade de vida não está ligada somente à saúde, mas também à segurança pública, transporte, higiene, iluminação pública, educação, lazer, moradia e outros. Essa aplicação à vida prática se dá a partir do momento em que você tem consciência da importância dessa qualidade de vida. Sobre as horas de trabalho reduzidas, merecem outra discussão, quando se sabe que as pessoas, ao terem suas horas de trabalho reduzidas, geralmente procuram outro trabalho, para atender às necessidades financeiras familiares, e deixam na periferia das relações sociais esse tempo que poderia ser livre para viver seu lazer enquanto qualidade de vida.

BELEZA PURA: É possível, sobretudo entre as mulheres, atualmente, ter duplas e triplas jornadas, decorrente de lutas e conquistas por um espaço na sociedade, e ainda gozar da tão sonhada e discutida qualidade de vida?

SÔNIA MAIA: É muito difícil! As mulheres tiveram suas conquistas, porém muitas tarefas não foram socializadas com os homens, ou seja, existem tarefas que a sociedade cobra como sendo especificas para as mulheres, dessa forma sobrecarregando-as em até tripla jornada de trabalho. Então as mulheres devem se impor para ter o direito à qualidade de vida e ao lazer para poderem se desenvolver e tornarem-se, conseqüentemente, pessoas melhores.

____________________________________________________________________________________

Colunista Gabi OlivarGabriela Olivar, Tecnóloga em Lazer e Qualidade de vida e Graduanda em Jornalismo

Anúncios

2 Comentários»

  Ana Carla Vidal wrote @

Adorei o cantinho da flor e estarei divulgando para todos que conheço e parabéns pela entrevista, uma inspiração para aquisição sempre de mais connhecimento e um privilégio ter uma amiga tão batuta.

Bjs
Ana Carla

  Jéssica wrote @

Gostei bastante do Cantinho da Flor e da revista Beleza Pura!, as matérias são bem relevantes. Adorei a entrevista realizada com a professora Sonia, foi ela que me apresentou esses site. Muito obrigada pelos ensinamentos professora!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: