Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Colcha de retalhos: as belezas da vida momento a momento

Reunião em família!

Retalhos de pessoas e universos diferentes que comungam juntos

Por Flor Atirupa

“Junta, junta, junta!!” Diz aquele mais extrovertido para hora da foto. Grita por fulano, por beltrano que insistem em ficar fora, mas não tem jeito, ele sempre consegue juntar todos e lá está mais uma foto de domingo ou páscoa, ou natal, ou alguma data especial de um ano da família reunida.

Cada família reúne pedaços de histórias, é o momento de juntar pedaços de causos, retalhos de emoção, de risadas, de sermão, de cultura, costumes e tradições. Ah! Família aqui também pode ser aquele que nós escolhemos: amigos, amigos dos amigos, namoradas e namorados dos amigos, irmãs dos amigos que passam a ser tão da família quanto os da própria família de origem.

Cada família tem seu jeito particular, mas muitas coisas em comum também formam essa colcha de retalhos de pessoas e universos diferentes que comungam juntos … Assim celebre comigo se você se identificar com algo que vou narrar, pois aqui não é mera coincidência ..

Nesse cenário sempre tem o atrasado, que sempre faz todo mundo esperar, mas nada tem graça enquanto ele não chega. O fumante que se reserva naquele lugar de sempre levando os outros fumantes ativos e passivos, pois tudo mundo adora ficar perto dele, para continuar a conversa que tá longa e tem que fumar para acompanhar. Claro, tem a figurinha saúde do “deixe disso, pare de fumar”; tem a outra que nem se importa e diz ”deixe de reclamar, você sabe que ele não vai parar, vamo continuar a conversa”.

Não posso deixar de juntar a essa colcha o casal 20 da família, aquele que sempre está bem, apaixonado e nunca falta um encontro e que os dois estão sempre pertinho um do outro. As crianças brincando, chorando e lambuzando tudo. E quando o assunto é barulho… Hum… Acertar a trilha sonora da reunião é motivo de discussão. “Não, brega de novo não!”; “ ai, forró é um saco!”; e o Leandro sempre diz ” vamo ouvir um reggae roots para trazer a paz …” e na verdade a música rola que ninguém nem mais sabe o que tá ouvindo porque as conversas vão enchendo a sala, a sala de jantar, a cozinha, o jardim, o quintal, em cada canto da casa um grupinho deixando o amor fluir.

Claro que nessas reuniões tem alguns entraves… Conversas mal entendidas, passados doloridos, incompatibilidade de humor, mas na hora da mesa tudo vira uma grande festa. Até por que é a hora do prazer!!! De cada um curtir o seu jeito de comer, ao lado de quem se ama e marcar mais um encontro em que percebemos que Sarah está cada dia maior, que a mãe cozinha cada vez melhor, que apesar de tia Lourdes e tio Gustavo ter se separado nenhum dos dois conseguem faltar essa reunião.

É uma oportunidade de vivenciar valores que nos transformam em pessoas melhores, pois só vendo Pedro com seu namorado que o coração pode sentir o amor independente de ele ter escolhido homem ou mulher para ser feliz. Ah! Entender que pode passar ano a ano e Francisco sempre falará pouco e Ana sempre falará muito. Que a família inteira morre de orgulho de Jéssica porque todo ano ela ganha medalhas de honra ao mérito por melhor aluna e morre de saudade da Carol que foi para França e a gente já cansou de tentar marcar pela net, mas que no coração nunca ela estará ausente. Sem esquecer que Tamara é “a baixinha”, mas grande no coração e que Rita continua dando trabalho, desde menina, mas é amada por todos. E se alguém faltar, parece que a reunião não aconteceu e cada um sabe disso.

Quem acha que reunião de família só presta na foto, eu ofereço este texto para que você possa olhar que tudo na vida é belo do jeito que se apresenta…Que as transformações para o melhor podem chegar a qualquer momento e só tentando que se pode obter resultados. Então não falte à próxima reunião da sua família, aproveite para falar com aquele que faz um bom tempo que você não fala, para dizer a algum deles que você o ama, para elogiar a comida, para levar presentes, para fazer homenagens, para cultivar o amor sem expectativa; afinal, irmãos, parentes e amigos a gente escolhe sim!

Anúncios

1 Comentário»

  Tamara wrote @

Ai!!!Nem citaram a cozinheira!!!

kkkkkkkk

Mas pra mim, como taurina que sou não existe coisa melhor que família reunida!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: