Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Livre, leve e solto

Simplicidade

Um jeito intimo de viver a vida

Por Larissa Marques

Indagamos as pessoas acerca do que elas têm como conceito de qualidade de vida e o que mais escutamos é: conforto material, segurança, saúde, uma boa alimentação, atividade física, viagens e transporte. Esses são realmente pilares importantíssimos para se ter um equilíbrio do bem-estar. No entanto, o que na maioria das vezes esquece-se não só de falar, mas principalmente de exercitar, são as questões que envolvem os relacionamentos, o diálogo, a demonstração de afetividade, a família e até mesmo o lado espiritual.

Um fator que considero fundamental para esse tema e que tem perdido a sua essência, seu brilho e seu grau de importância no cotidiano das pessoas é apreciar as coisas simples da vida. Na sociedade consumista em que vivemos tendemos a atribuir a nossa felicidade a tudo que temos: os títulos, os cargos, a casa na praia, o carro do ano, a roupa da moda, o cabelo na chapinha, o abadá que se compra; enfim, todas essas formas enganosas de maquiar a felicidade.

Esquecemos o quanto pode ser importante para a construção da personalidade do seu filho ou sobrinho aquele tempo que você dedica à brincar com ele. Como pode ser gostoso aquele papo com seu pai no café da manhã antes de ir para escola ; como pode ser bom saber que temos amigos para compartilhar as alegrias, conquistas, tristezas, amores e desilusões; reencontrar velhos amigos é compartilhar de uma nostalgia de bons tempos vividos; pensar no quanto pode ser significante para aquele motorista do ônibus, o menino da limpeza ou o segurança da portaria, que você enxerga todo dia, mas nunca vê, um “olá! Tudo bem? Bom dia!”bem tomar um banho de chuva e recordar a infância, fase em que somos mais espontâneos e nos damos o direito de experimentar o novo; poder sentir-se feliz em ajudar o próximo seja com uma palavra ou com uma ação. Fazer essas coisas não por obrigação, convenção ou demonstração de educação, mas por encontrar prazer num sorriso, num abraço, num olhar. Para mim, isso é qualidade de vida! É me permitir cultivar, vivenciar, compartilhar e aprender a cada novo dia.

Eu acredito que embora todos os pilares citados inicialmente sejam importantes para a nossa qualidade de vida o alicerce é construído quando conseguimos compreender o que Saint-Éxuperie dizia com: “O essencial é invisível aos olhos”.Quando aprendemos que a felicidade não é algo complexo, mas que deveríamos escutar um pouco mais de Gonzaguinha quando ele canta: “Viveeeer e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz…haa! meu Deus eu sei que a vida devia ser bem melhor e será mais isso não impede que eu repita é bonita,é bonita e é bonita!”

Anúncios

6 Comentários»

  Ana Julinda wrote @

Larissaaaa!

Lindo texto, é a mais pura expressão da Qualidade de vida, pena que as pessoas não aprenderam ainda a enxergarem “o ser”, elas sempre julgam pelo “ter”, mas acredito que chegamos lá, nós, Sociedade, aprenderemos que qualidade de vida não se compra…

Bjsss

  Ariane Vidya wrote @

Muito bom!!! Acrescento q simplicidade é viver com Deus!!! Bjs

  Fabíola wrote @

Lala…

Ficou show seu texto, apesar de tantos só irem pelo outro ldo de querer sempre ter mais. Apesar de muitos pensarem que a felicidade quando compramos aquilo que mais queriamos.

Continue com esse seu pensamento que você tem e sua qualidade de vida vai bombar.

Sucesso!!!!

  Paulo Emanuel wrote @

O único e verdadeiro mestre, Jesus, disse que a vida de um homem não se constitui nos bens que ele possui.
A verdadeira vida está no ser e nõ no ter.
Gostei do texto. Parabéns!!!
.

  Aurir Marcelino wrote @

Parabens! você conseguiu, no seu artigo, contextualizar tudo que devemos valorar e o que não devíamos valorizar tanto, na atual sociedade capitalista excludentista. Continuo acreditando no seu potencial como ser humano , capaz de “intervir” para mudar uma realidade que a chamo de “realidade de uma sociedade deshumanizada”. E esse seu trabalho já é um início de uma “intervenção social”. PARABENS!

  Sissi Monteiro Lettieri wrote @

Total aprovação brilhante o ser continue sendo e projetando ensinamentos positivos á umanidade para evolução humana e espiritual!

Abraço fratero e amigo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: