Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Coisa Boa

O que você anda fazendo com suas férias?

Por Tullio Andrade


Minhas Férias

Parece absurda essa redação de férias?! Mas é sim. Tão absurda quanto as férias de muita gente que é viciada em trabalho. Em muitos casos, nem férias eles tiram. E fazem isso não apenas porque gostam do seu serviço, mas porque têm medo de perder seus cargos ou funções. Em uma pesquisa realizada pela psicóloga Ana Maria Rossi, da International Stress Management Association no Brasil, ficou comprovado que 38% dos trabalhadores têm esse mesmo medo. E não são só os altos executivos. A pesquisa demonstrou que esse percentual é aplicado a todos os níveis hierárquicos. Notícia boa para os empresários, correto?! Errado. Adiar as férias ou levar trabalho para as horas de descanso já não impressionam mais os patrões. E não é só porque eles ficaram bonzinhos e passaram a se preocupar com a saúde de seus empregados. Bom, isso pode até existir, mas o fato é que quando expostos a uma carga de trabalho prolongada o corpo entra em colapso. Surgem diversos problemas de saúde relacionados a stress, fadiga, tensão e irritabilidade; sem falar que a produtividade cai bastante.

Os workaholics, aqueles indivíduos que trabalham compulsivamente a qualquer hora, mesmo em feriados e finais de semana são exemplos disso. Nem sempre eles têm uma boa performance no emprego e ainda contribuem para um péssimo ambiente de trabalho; pois são competitivos ao extremo, agressivos e intolerantes.

Para a Associação Internacional dos Trabalhadores Compulsivos Anônimos, os profissionais precisam entender que não vale a pena sacrificar suas horas de descanso e correr os risco de desenvolve sérios problemas de saúde em busca de um reconhecimento e uma produtividade questionáveis, uma vez que se verifica que a relação entre horas de trabalho e produtividade não é diretamente proporcional. Essa realidade deixa evidente que aquela velha concepção de que para ser produtivo é preciso ficar depois do expediente é uma falácia. Esse pensamento dá lugar hoje à idéia de ser “eficiente”, pessoas que dão o máximo de si em seus horários de trabalho e depois disso se dedicam a outros interesses. Essa idéia ratifica o que o sociólogo italiano, Domenico de Masi, autor dos livros Ócio Criativo e Economia do Ócio, defende. Para ele:

“É necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores: o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria; o sexo para produzir prazer; a família para produzir solidariedade, etc.”

Mudar o estilo de vida. Essa é a melhor maneira de reformular os conceitos que temos em relação ao trabalho… e à importância das férias. Outras alternativas que podem auxiliar são a prática de exercícios físicos, higiene do sono, dieta saudável, atividades de lazer e apoio social e terapia.

Muita gente gosta de comparar o corpo humano a uma máquina… Pode até ser. Mas ele é uma máquina que precisa de pausas, senão ele pode simplesmente pifar. E aí, não adianta chamar o técnico para consertar pois o estrago pode ser irreversível. Assim, é melhor prevenir. Nos períodos de descanso o organismo diminui a produção de cortisol e adrenalina, substâncias ligadas ao stress, que em doses elevadas reduzem as defesas imunológicas e aumentam a freqüência cardíaca, sobrecarregando o coração. Ah, e só para lembrar: você compraria uma máquina com defeito? Nem eu. Então por que é que você acha que o seu patrão vai querer uma máquina que vive na manutenção porque funciona além do tempo que suporta?!

Entender que os horários de folga e as férias são mais do que um direito, são necessidades básicas, possibilita que os profissionais conquistem mais do que cargos importantes dentro de suas empresas; possibilita que eles conquistem uma vida melhor e mais feliz, em todos os seus aspectos, social, afetivo, familiar etc. Mas não vale simplesmente tirar férias e levar seu notebook para a fazenda e ficar com corpo no campo e a cabeça no escritório.

Por isso, esse ano agende suas férias… E depois faça o teste, escreva para si mesmo a sua redação. Espero que seja bem diferente daquela que abriu essa matéria. E já que estamos falando de folgas… Desculpe-me cara Editora-Chefe, mas agora eu é que vou tirar uns dias de descanso. E por favor não ligue pro meu celular!!!

O que fazer nas suas férias?

A Beleza Pura! dá algumas dicas práticas para você

Viaje: Conhecer lugares novos permite que você se desligue com maior facilidade dos problemas do cotidiano, além de fazer você perceber que o mundo não é só aquele que envolve seu trabalho.

Curta os filhos: Normalmente a rotina de trabalho deixa pouco tempo para o nosso contato familiar. Não deixe essa oportunidade passar, chame seu filho, sobrinho, neto e aproveite alguns dias de brincadeiras com eles.

Namore: Para os casados, noivos e afins é hora de dar uma boa investida na relação. Aproveite para dedicar um tempo para seu parceiro(a), esqueçam-se do mundo e dêem muito beijo na boca. Para os solteiros, é hora de ir para a balada.

Leia: Sabe aquele livro que você sempre quis ler mas nunca tinha tempo porque ele é muito volumoso? Bom, agora você tem trinta dias para isso. Vá agora à livraria mais próxima.

Ligue para os Amigos: Acabamos passando vários meses sem ver muitos dos nossos melhores amigos simplesmente porque estamos assoberbados de cosias para fazer. Ligue para eles, marquem um choppinho só para jogar conversa fora.

Faça um ‘Faxinão’: Organizar suas “coisas” além de ser uma boa para deixar tudo em ordem, é uma ótima oportunidade de reencontrar a si mesmo. Junte seus álbuns de fotografia, separe aqueles recortes de revista que você guarda, organize seus papéis na estante… Sem perceber você vai se deparar com várias coisas que acabaram ficando de lado, porque você nunca tem tempo para elas

Dance: Quantas festas você deixou de ir porque no dia seguinte teria que estar bem cedinho no trabalho?! Nas férias não tem trabalho, vá a todas elas agora.

Vá ao cinema: Um bom filme é sempre uma ótima opção. Mas dessa vez, não deixe para chegar com o filme já começando… Chegue cedo, compre pipoca, converse na fila com outras pessoas… Não torne a ida ao cinema apenas mais um compromisso na agenda. Vivencie tudo que envolve esse momento de lazer.

Faça algo inusitado: Hoje você não faz mais aquelas redações de “como foram as minhas férias”, mas você tem histórias para contar para os amigos. Então se dê a liberdade de fazer algo inusitado para ter o que contar depois. Quem tal um salto de pára-quedas? Ou um mergulho no oceano?

Desligue o celular: O principal de tudo, se ligarem do trabalho, NÃO ATENDA!!! VOCÊ ESTÁ DE FÉRIAS!

Anúncios

2 Comentários»

  Clarissa wrote @

E quando a pessoa não tira férias pq não tem direito?
Sou mera estagiária!

  Mariana wrote @

Tb sou estagiária. Hoje em dia nós temos direito a férias sim. Caso a empresa negue esse direito, sempre há a possibilidade de barganhar pelo menos uma semana com seu chefe. Eu não fico sem férias de jeito nenhum! rsrs. Abs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: