Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Livre, leve e solto

Pés no chão e cabeça nas nuvens

A deliciosa sensação de andar descalço permite uma relação íntima entre você, a natureza, a saúde e a liberdade.

Por Gabriela Raulino

É fácil julgar as pessoas pelo que elas vestem nos pés. Usam rasteira os despojados, salto fino os elegantes, sapatilha os bailarinos, sapato engraxado um responsável trabalhador. Nessa regra da sociedade da beleza e do trabalho, as pessoas esquecem a delícia da experiência primeira: andar descalços. Os benefícios presenteiam saúde, corpo e alma.

Antes de tudo, vale a pena pela sensação de transgredir. Diante da rotina ao qual as pessoas são submetidas, tirar os sapatos é quase tirar as algemas das regras sociais. É ficar livre dos ditames da moda, da obrigação de ser igual e apresentável. Tirar os sapatos, e colocar os pés no chão, é liberdade. É firmar um trato, sem contrato, entre você e a natureza, brindado com todas as sensações diferentes e deliciosas que esse contato oferece.

Água, terra, grãos, folhas secas. Frio, morno ou no ponto. Arenoso, liso, argiloso, maleável. As sensações são as mais diversas e a atenção a essa diversidade, nos faz aguçarmos todos os outros sentidos para brincar com as texturas. Ou apenas relaxar. Parece um benefício apenas psicológico, mas os estudos explicam esses processos pela reflexologia, estudo oriental também conhecido como terapia por zona.

Com técnicas desenvolvidas dentro da chamada medicina natural, a reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés, mãos e orelhas, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Assim, ao estimular esses reflexos é possível desbloquear o fluxo de energias, alcançando relaxamento, harmonia e saúde.

É importante lembrar que há técnicas de massagem apropriadas para direcionar o tratamento às órgãos específicos do corpo. Isso para os que acreditam, claro. Por não fazer parte da ciência médica moderna, esses estudos despertam questionamentos.

Ainda na sessão de lembretes, vale acrescentar que, como nem tudo são flores – algumas coisas são vermes -, os dermatologistas alertam quando às possibilidades de contrair micoses ao colocar os pés no chão. Na prática de exercícios regulares, os lugares planos e os tênis são regrinhas básicas indicadas pelos especialistas.

Mas aqui, a discussão é sobre as vivências lúdicas. Detalhes a parte, esqueça os preconceitos, tire os sapatos e vista essa idéia. Se permita ficar livre, leve, solto e de pés no chão. Pé nos chão e cabeça nas nuvens… ou aonde os pensamentos dessa brincadeira convidativa conseguir lhe levar…!

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: