Cantinho da Flor

Para Quem Quer Qualidade de Vida

Papo Beleza Pura!

“Nós somos inteligentes emocionais, só estamos esquecidos disso.”

Entrevista com Ariane Santos (Vidya), psicóloga clínica e escolar, professora de inteligência emocional num trabalho pioneiro numa escola de Natal, autora do livro “Vivendo felizmente – inteligência emocional no dia-a-dia” nos orienta como acessar nossa inteligência emocional.

Ariane de Castro Kurtz Dos Santos, gaúcha residente em Natal desde 1999. Apresenta-se como Ariane Santos e mais conhecida como Vidya. Vidya é um nome relacionado com a sua busca de auto conhecimento, recebeu no período em que esteve na Índia e “Vidya” quer dizer: sabedoria.

Psicóloga, Ariane Santos(Vidya) atua na área clínica e escolar. Como Psicóloga Escolar atua no Colégio e Curso CDF- Roberto Freire em Natal realizando um trabalho inédito como professora de Inteligência Emocional. Este é o primeiro Colégio em Natal que traz para o currículo escolar o aprendizado do desenvolvimento da Inteligência Emocional de seus alunos.

Vidya há 23 anos vem trabalhando na “busca de si mesma” e durante sua trajetória tornou-se uma estudiosa do comportamento humano. Graduada em Psicologia pela UFSC/SC. Graduada em Letras pela PUCRS/RS, Artista Plástica, pintora com um currículo extenso com exposições Individuais e Coletivas em diversa capitais do Brasil. Formação paralela em Terapia Holística na área de Terapia em Sincronicidade e Arte Terapia. Profundo conhecimento na arte da auto-observação através de formação em técnicas de Meditação que realizou no período que esteve na Índia. Atualmente se tornou Escritora e lançou seu primeiro livro – Vivendo Felizmente – Inteligência Emocional no dia-a-dia. Ufa! Neste bate papo com a Beleza pura! mostrou que seu nome Vidya faz valer e teve muito que compartilhar sobre inteligência emocional.

Beleza pura! – Teoricamente inteligência emocional, de acordo com Daniel Goleman, “ é a capacidade que temos de resolver problemas e encontrar soluções para situações novas de qualquer espécie através do uso e direcionamento adequado das emoções” e na prática, no dia-a-dia, o que é inteligência emocional?

Vidya – Na prática inteligência Emocional é conseguirmos viver sem problemas dentro do que escolhemos viver. Na vida, “não existe” tirar ou ficar sem nossos problemas eles sempre existirão porque a vida é como é, cabe a nós modificarmos, interiormente, a forma de “vermos” o que acontece conosco. Para isso temos que desenvolver nossa Inteligência Emocional! Todos temos inteligência emocional, só que não sabemos como usá-la. Portanto, precisamos acordar para isso. Uma pessoa inteligente emocional sabe “ver” a emoção antes de fazer o “acting out”, ou seja, atuar, agir, colocar para fora sob forma de reação que está sentindo. No nosso dia-a-dia isso é bem difícil lidar com nossas emoções e geralmente somos “burrinhos emocionais” isso acontece porque não temos uma autoconsciência, ou seja, não sabemos nos observar antes de agirmos. Acontece um incomodo emocional como uma raiva, por exemplo, e, pronto, lá estamos nós gritando ou muitas vezes berrando, totalmente estressados. Desenvolvendo a auto-observação conseguimos por um segundo “ver” a nossa emoção e descobrir como acontece o caminho da emoção para a razão. Já conseguimos mapear o cérebro e mostrar quais são as áreas que comandam os tipos de pensamentos. Lidar de maneira eficaz com as emoções faz parte da condição humana. Podemos escolher como reagir às emoções.

O desafio é compreender como cada um de nós absorve as informações do mundo que nos cerca e de que forma isso acontece. Tudo o que vemos, cheiramos, escutamos, provamos e tocamos penetra em nosso corpo sob forma de sinais elétricos. Esses sinais captados pelos cinco sentidos passam de célula para célula até atingirem seu destino, o cérebro.

A sensações entram no cérebro pela parte posterior, próximo à coluna vertebral, enquanto os fenômenos complexos e racionais ocorrem na parte oposta, na frente da cabeça. Quando os sinais elétricos penetram no cérebro, eles precisam percorrê-lo antes que surja o primeiro pensamento lógico. A lacuna entre a percepção dos sentidos e a racionalização constitui um problema na medida em que entre as duas reações se encontra o sistema límbico. Essa é a área do cérebro onde as emoções são vivenciadas e é de lá que saem os sinais que geram uma reação emocional antes mesmo que os acontecimentos alcancem a parte frontal do cérebro. A comunicação entre as duas áreas é constante, mas uma não interrompe a emoção “sentida” pela outra. Esse processo é a fonte da Inteligência Emocional . Ter consciência disso e mais uma prática de auto-observação é tudo o que necessitamos para nos tornarmos o que somos no íntimo: Inteligentes Emocionais.

Beleza pura! – Atualmente no mercado de trabalho, nas relações pessoais, no perfil das pessoas de sucesso é “exigido” ser inteligente emocionalmente… E ser inteligente emocionalmente é fácil?

Vidya – Nós somos inteligentes emocionais, só estamos esquecidos disso. Quem nos lembra disso é Jesus Cristo em seus ensinamentos superiores mas, se não vivemos sob orientação do evangelho, segundo a minha visão, teremos como desenvolver nossa inteligência emocional num nível humanamente possível. Posso dizer que o que pode não parecer fácil é justamente o que precisamos fazer e desenvolver para que nossa inteligência emocional desabroche dentro de nós. Mas, na medida em que tornamos inteligentes emocionais, tudo fica mais fácil, sim, em nossas vidas!

Beleza pura! – Cresce em todo o mundo o uso de “cápsulas da felicidade” para se viver melhor. A senhora no seu livro” Vivendo Felizmente-Inteligência Emocional no dia-a-dia” sugere observação e consciência das nossas emoções. Explique-nos como sua sugestão funciona e se pode liberar o homem destas tão ingeridas cápsulas.

Vidya – Observação e consciência de nossas emoções já é um estágio bem avançado da nossa Inteligência Emocional. Primeiramente é importante começarmos pela base que a percepção do nosso corpo. Como ele funciona? Será que o respeitamos? Com respiramos? Quais são os sentimentos que realmente são “meus”? Porque geralmente somos influenciados pelos outros. Que postura corporal temos quando andamos? Quando entramos em um ambiente? Quando estamos no nosso trabalho? O ponto crucial é começarmos a ter uma auto-observação do nosso corpo, dos pensamentos que transitam em nossa mente, dos sentimentos e emoções que sentimos enquanto estamos vivendo nossas vidas. Na medida em que começamos a nos auto perceber nossa inteligência emocional começa a acontecer.

Beleza pura! – Fale-nos do seu trabalho com crianças no ensino fundamental e médio.

Vidya – Fomos pioneiros no assunto de ter Inteligência Emocional fazendo parte da grade curricular. Tem sido um trabalho fantástico e uma pesquisa importante a nível de mudança de comportamento dos alunos em sala de aula.

Em meu trabalho em sala de aula com os alunos do CDF uso como referencial teórico Daniel Goleman, John Gottman, Travis Bradberry, Jairo Mancilha e outros e a minha própria experiência. Uso como base teórica, também, os conteúdos do meu livro: Vivendo Felizmente – Inteligência Emocional no dia-a-dia.

Desenvolvo aulas teóricas e práticas. Ensino o processo de auto-observação ou auto-consciência com os alunos.

Eles aprendem que para lidar com suas emoções é preciso “ver” a emoção no “Sistema” Corpo/mente/alma. Nas aulas teóricas desenvolvo conceitos importantes para o entendimento do desenvolvimento da Inteligência Emocional. Como consciência, inconsciência, observação, dualidade da emoção, fluxo da emoção, ser receptivo, e muitos outros. Nas aulas vivenciais s alunos passam por experiências onde aprendem a ligar o “botão da inteligência emocional” e aprendem a “ver” os momentos de inconsciência, isto é, quando estão distraídos, desatentos em sala de aula ou mesmo na própria vida, para, então, saberem como agir com sua Inteligência emocional.

Para aprender a “ver” a inconsciência, as emoções e o “silêncio interior”, fazem uma PRÁTICA que é o exercício de sentar de olhos fechados se auto-observando, aprendendo a “ver” os sentimentos para poderem aprender a lidar com a emoção que está por traz do sentimento. Enfim, é um trabalho gratificante! Cada dia que entro em sala de aula agradeço ao Pai Celestial essa oportunidade de contribuir com esse conhecimento tão importante na formação de um ser humano.

Beleza pura! – Quais dicas a senhora deixa para nosso leitor “beleza pura!” para ser mais inteligente emocionalmente.

Vidya – Primeiramente, buscar as informações teóricas que podem nos ajudar a termos um conhecimento do assunto e depois partir para uma auto-observação de todo o nosso comportamento para finalmente começar a nos auto conhecermos. Precisamos tirar um tempinho do nosso dia para fazermos um exercício prático que chamo de “PRÁTICA” : que é sentar com uma postura ereta, costas retas, cabeça erguida, encostado mesmo em uma parede ou sentado em uma cadeira e permanecer ali por alguns minutos, para começar uns 5 minutos de olhos fechados, observando o corpo, a respiração, observando o que está pensando, os pensamentos que estão passando em sua mente e observando como está se sentindo naquele momento.

E aqui vão as dicas para começarmos a desenvolver nossa Inteligência Emocional:

1) Lembre-se você está aqui porque quis muito, pois foi o seu espermatozóide junto com o seu óvulo que fecundou naquele dia! Você foi o Vencedor! Portanto tudo que acontece em sua vida foi você que escolheu. De forma consciente ou inconsciente. Assuma essa responsabilidade.

2) Tudo que você está vendo no outro ou fora de você pode ou não estar acontecendo. Olhamos o mundo de dentro de nossa visão, do nosso filtro.

3) O outro tem o direito de pensar, agir, dizer o que quiser você não tem direitos sobre o outro. E você tem direito sobre os seus atos, sentimentos e pensamentos.

4) Sempre que sentir raiva, tristeza, alegria, dor ou qualquer emoção, busque ajuda se for muito forte, mas, se puder agüentar lembre-se tudo isso vai passar portanto apenas observe e dê passagem aos seus sentimentos em seu corpo/mente.

5) Aprenda a dar limites, mas isso deve começar com você. Saiba o que quer, o que não quer, faça escolhas conscientes. Decida-se antes que decidam por você.

6) As inteligências maiores agem, não recebem a ação! “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” como diz aquela saudosa canção.

Existe uma infinidade de dicas! Basta estarmos dispostos a entrar nessa caminhada em busca de nós mesmos!

ESPAÇO VIDYA
R. Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 375 A – Ponta Negra
Fones: (xxx84)99598373ou (xxx84)88520177

Anúncios

5 Comentários»

  Norma Pallavi wrote @

Querida, mestra, e amiga.
Aprendo cada vez mais, colocando na vida pratica, os seus ensinamos.
Obrigada.
Pallavi

  EDSON TREVISAN wrote @

OI FLOR!!SURPRESA!!!!!FOI A CAROLINE QUE ME DEU A DICA DO SEU CANTINHO,ALIÁS,TODOS DEVERIAM TER O SEU ¨CANTINHO¨PARA APÓS TER LIDO O CONTEÚDO DESTE CANTINHO,PODER RESPIRAR,REFLETIR E SENTIR AS BOAS ENERGIAS.TODOS OS DIAS SOMOS BOMBARDEADOS DE NOTÍCIAS NEGATIVAS(RÁDIO-TV-,JORNAL,NO DIA A DIA E PARA AJUDAR A (FILTRAR) TUDO ISSO, O CANTINHO DA FLOR É UM ÓTIMO ALIADO.PARABÉNS A VOCÊ E À TODOS QUE COLABORAM CONTIGO.SAUDADES E BEIJOS PRA TI.

  Eliana carvalho wrote @

Estamos vivenciando um momento onde as pessoas estão conseguindo vivenciar o “olhar” de lado”
Estou engrancecida com este espaço que encontrei no orkut de uma grande amiga…estou muito satisfeita ainda mais por ser lá de Natal.

  Jair Cunha Neto wrote @

Gentileza informar-me onde posso adquirir o livro sobre Inteligencia Emocional, de Ariane Santos – Vidya.
Obrigado.
Jair.

  Vidya wrote @

Olá Jair
Obrigada por seu interesse em adquirir meu livro! A edição está esgotada, mas tenho alguns exemplares comigo. Caso deseje escreva para mim: arianevidya@hotmail.com, para combinarmos como faremos p/ eu lhe entregar. Um abraço Vidya


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: